Quem entende o escritor?

ee37e432-53a1-45ba-a3ee-56f0d4e7170d-22192-00001940af661335.jpg

O escritor tem que entender todo mundo, mas quem entende o escritor? Vender livros para um grupo de pessoas que não vai ler é o mesmo que vender ingressos para um grupo que não vai assistir ao espetáculo. Têm-se o dinheiro. Têm-se o silêncio. E a culpada sensação de ingratidão. Pois deve-se sempre agradecer a quem compra nossa arte, mesmo que seja só por solidariedade. Ser-se tão digno de pena a ponto de se fazer de rogado e profissional. Tira-se o chapéu e faz-se a reverência aos pagantes invisíveis.

O escritor tem que entender os bons e os maus, as virtudes e defeitos humanos. Mas como entender se o que escreve é medíocre ou merecedor de leitura? Quem valida tua escrita se cada criatura que a Terra habita tem seu próprio gosto e vivência? Quem comprova a experiência da crítica especializada? Especial-izada no quê? No que alguém um dia definiu como merecedor de Nobel. Escritor não pode desdenhar da credibilidade alheia. Só sente-se, sinta-se, síntese e escreva. Não questione quem questiona a obra.

Meu cérebro frequentemente tenta me convencer de que eu nunca tive a pretensão de ser lida. Mas lembro-me bem das aulas de redação da quinta série. Eram às quartas-feiras e eu, às terças, antes de dormir, sentia o coração disparar ao imaginar qual seria o tema proposto pela professora, como ela me chamaria para ler lá na frente e diria que o meu texto foi o melhor. Eu era sua queridinha. Todas as quartas-feiras, por breves minutos, meus colegas notavam minha presença e me permitiam ser ouvida. Mas hoje, sem mestres, eu me forço a acreditar que não dou a mínima. E secretamente, ao menor sinal de que fui lida, meu coração encontra uma nova batida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s