Parente é família sim

amigas

Eles sempre estiveram lá. Nas festinhas de aniversário, nos casamentos e velórios em São Paulo. A gente não. A gente nunca viajou até Brasília, Porto Alegre, e male male Campinas para vê-los. Eu fui a primeira da família (papai, mamãe, irmãozinho) a fazer isso. É porque eles eram parentes, e tudo que eu sabia deles era o que eu ouvia falar sem muito interesse. Eles tinham mais dinheiro do que a gente, e viajavam o tempo todo. Comiam muita massa e gostavam de cantar música italiana. Quando pequena, eu não suportava ouvir o tal do Quel Mazzolin di Fiori! Era muito barulho e festa pra minha personalidade retraída e tímida. Era muita gente querendo apertar minhas bochechas e me dizer o que fazer da vida. “Olhando para o seu calcanhar, posso perceber que você quer ser pediatra.” – foi assim que minha tia avó me fez mudar de ideia sobre seguir a pediatria. Com muito mais idade do que eu e filhos muito menores do que eu, eles eram apenas criaturas que me assustavam e me forçavam a simpatia.
Até que no auge da separação dos meus pais, na minha tenra e atual idade de 24 anos, eles me convidaram a passar uns dias em Brasília para o aniversário de um dos meus primos. E foi aí que eu descobri o que quer dizer família no melhor estilo Lilo & Stitch da palavra. Fui tratada com tanto respeito e carinho que cheguei a me sentir mal de ter pensado mal sobre eles. Os mais velhos contavam histórias da Itália e dessa vez, eu me dispus a ouvir com curiosidade. Só paravam de falar para cantarolar, e agora cantavam bem! A sensação de pertencer a um ninho foi a melhor de todas. A festa não foi barulhenta dessa vez, mesmo que eu continuasse sendo retraída. Ver os homens dançando com saia rodada me arrancou gargalhadas sinceras. E a celebração da vida, da família, da amizade me chamou atenção.
Meus primos de 40 e 50 anos são como crianças crescidas que viraram pais. Talvez por isso, suas crias tenham tantas similaridades com eles. São uns amores e já não parecem tão mais velhos assim do que eu. Bem como seus filhos, não parecem tão mais novos. Na faixa etária de 12 a 20 anos, pude tirar tempo para conversar com todos. A de quinze me adorou, e eu a adorei também. Talvez porque ela seja retraída e me lembrou a mim mesma nove anos atrás. Ficamos deitadas na rede conversando durante uma madrugada inteira sobre filmes, livros e todas as coisas que ainda não a desapontaram. Queria ter tido uma amiga mais velha durante a adolescência. Acho que teria me feito bem. O garoto de doze é lindo e inteligente, entendi a expressão “vai dar trabalho”. Fiquei espantada como ele notou que a fiação elétrica de Brasília é subterrânea, coisa que eu jamais repararia. Mais tarde, ele me fez uma massagem deliciosa nas costas e pediu com toda a educação do mundo que eu o deixasse deitar na rede também. Fofíssimo! Os primos de vinte: broderagem. Suco de laranja com vodca e papos sobre Trump, feminismo, carreira e Porta dos Fundos. Minha galera.
Não bastasse toda a hospitalidade, fui levada a conhecer a bela e introspectiva cidade brasiliense. Desenharam-me um mapa, mostraram-me catedrais, hospedaram-me no mais aconchegante conforto. Sou grata por toda a gentileza e surpresa que me causaram. Feliz de descobrir que família é muito mais do que uma reunião de natal em volta da árvore, esperando o Chester assar. E parente não é só aquela figurinha do “como vão as namoradinhas?”, mas sim, todo aquele que carrega na tatuagem sanguínea a mesma história que você.

Anúncios

Um comentário em “Parente é família sim

  1. Parente é família sim….fico feliz que vc tenha conhecido um pouco de nossa família linda. E que realmente para mim, esperar um chester na noite de Natal não é tudo. Amo minha família de Campinas, Poa e Brasília. Isto sim é família…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s